sábado, 4 de setembro de 2010

Aromas: "Quais os seus mistérios?"


http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/alternative-medicine/1710866-aromas-quais-os-seus-mist%C3%A9rios/

Nada é mais marcante do que um cheiro. Um aroma pode ser inesperado, momentâneo e fugaz e, mesmo assim marcar para sempre um instante de nossa vida. Tudo que cheira, se desmancha no ar desprendendo moléculas, pois os aromas são voláteis. As moléculas aromáticas flutuam até a câmara olfativa situada na parte mais alta do nariz, atrás da região entre as duas sobrancelhas; entram em contato com os receptores presentes no epitélio olfativo, que conduzem então estas informações ao cérebro, para o sistema límbico (tálamo, hipotálamo), que é a área dos sentimentos, memórias, reações aprendidas e arquivadas na forma de emoções. Em 1950, a cosmetóloga e estudiosa em Aromatologia, Marguerite Mauri foi a primeira a observar a eficácia dos óleos essenciais no sistema nervoso central quando se inspirou na Medicina Tibetana, utilizando os óleos essenciais mesclados ao óleo carreador. A volatibilidade dos óleos essenciais é uma das características que os distingue dos remédios herbáceos. O mecanismo de ação dos óleos essenciais é basicamente de duas formas: via pele e via olfato. Quando as mensagens aromáticas atingem o sistema límbico, são processadas instantânea e instintivamente. É por isso que os aromas têm grande efeito: agindo nos centros cerebrais, provocam reações que podem ser emocionais ou físicas. De uma forma sutil, afetam os sentimentos, relaxando ou revigorando, excitando ou ajudando a afastar o stress. Essas moléculas aromáticas, têm poder antisséptico e fazem com que sintamos as mais diferentes emoções. Trabalhos científicos sérios indicam que alguns aromas desencadeiam relaxamento e outros aumentam a concentração. Reneé Maurice Gatefossé foi quem introduziu a palavra Aromaterapia em nossos vocabulários quando comprovou a eficácia da composição química natural dos óleos essenciais, após um acidente no laboratório. Gatefossé queimou a mão e mergulhou-a em um recipiente contendo óleo de lavanda e percebeu que esta não apresentou bolhas ou marcas de queimaduras. Observou que os óleos essenciais penetram no corpo percorrendo a corrente sanguínea e alguns são eliminados pela urina como o caso do sândalo, que foi detectado na urina comprovando a atuação no sistema urinário. Assim, a Aromaterapia utiliza as propriedades dos óleos essenciais para tratar o corpo físico e o psíquico e é considerada como um tratamento holístico que visa tratar o corpo como um todo. Atualmente, a Aromaterapia se utiliza das pesquisas da Aromatologia aplicando-a na psicoaromaterapia. O termo psicoaromaterapia é usado atualmente pela Outactury Research Fund N.Y. e The Monell Chemical Sense Center - Philadelfia, órgão que pesquisa o aspecto
psíquico do olfato e suas reações, onde enfoca a utilização dos óleos essenciais nas terapias, métodos que alguns aromaterapeutas utilizam como meio para seus pacientes trazerem à tona o referencial de seus problemas. Assim, estes óleos essenciais ou aromas são utilizados para várias finalidades, tanto no uso popular quanto no uso da aromaterapia e psicoaromaterapia. Deve-se somente, antes de usa-los obter algumas informações sobre sua toxicidade, principalmente quanto ao uso tópico. Por exemplo, óleo de canela devido a presença de cinamaldeído causa irritações, óleo de camomila e frutos cítricos (limão, bergamota) causam fototoxicidade (manchas na pele quando exposta ao sol) e óleo de losna, noz-moscada ou manjericão, reações psicossomáticas quando ingeridos. No entanto, já se conhecem vários óleos que produzem efeitos benéficos, como o Sandalwood que é um ótimo afrodisíaco para ambos os sexos, trazendo as pessoas para o aqui e agora e usado na Índia para auxiliar na meditação. O óleo sexual mais afrodisíaco de todos é o óleo de jasmim. Cleópatra usava-o em seus cabelos, para distrair Marco Antonio, durante seus encontros de negócios. Neroli, que vem da flor de laranja, e ylang-ylang são bons como óleos sedativos. A citronella, planta parecida com a erva-cidreira, emana um odor ofensivo para os insetos e seu óleo é certamente o repelente natural mais comum. Além da lavanda, óleos como eucalipto e cravo (antissépticos), tea tree (fungicida), bergamota (fototóxico), sândalo e camomila (sedativos), alecrim (estimulante) também podem ser utilizados na forma diluída em produtos para banho (shampoo, condicionador, sabonete, etc). Agora que já foram dadas algumas dicas, que tal usar algum destes aromas para relaxar?
Publicado em: novembro 22, 2007

ERVAS MEDICINAIS E SUAS APLICAÇÕES

ERVAS PARA BEBÊ E CRIANÇAS:
  •  ALECRIM Rosmarinus officinalis indicado para dores reumáticas, depressão, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva; problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios; cansaço físico e mental, celulite, colesterol, azia e insônia. Popularmente, é utilizado para afastar os maus sonhos e é símbolo da amizade e da alegria de viver. Desde a Roma antiga suas folhas estão associadas à imortalidade. Propicia a fertilidade, boa memória, vida longa e protege a região da garganta.
  •  CAMOMILA Matricaria chamomilla Calmante, sedativo, combate a irritabilidade excessiva, dores de cabeça e tensôes. É uma planta poderosa como restauradora das forças e do equilíbrio orgânico. Também é muito benéfica e eficaz nas moléstias de pele.
  •  CAPIM CIDREIRA Cymbopogom citratus Digestivo, anti-reumático, calmante, sudorífero, febrífugo. Contra dores musculares, afecções cardíacas e gases intestinais.
  •  ERVA DOCE Pimpinella anisus Expectorante, digestiva, estimula o amadurecimento dò indivíduo e auxilia a remover as consequências das percepções não completamente assimiladas. Enxaquecas de origem digestiva, cólicas menstruais e infantis, problemas cardiovasculares, asma, náuseas e vômitos durante a gravidez e para aumentar a produção de leite materno, acidez estomacal, bronquite, cólica intestinal, gases, palpitação, tosse crônica, vômito, Diminui a densidade e aumenta a fluência do muco dos pulmões.
  •  POEJO Mentha pulegium Contra tosse, dores estomacais, cólicas intestinais, gases
ERVAS PARA ALIVIAR DORES MUSCULARES, REUMATISMO, ARTRITE

  •  ALFAZEMA Lavandula officinalis Sedativo, tônico para o sistema nervoso, auxilia no combate a ansiedade, depressão, insônia, dor de cabeça, tensão muscular na região da nuca. Na medicina oriental, constata-se que a alfazema fortalece a parte In do indivíduo, auxiliando no amadurecimento do lado emotivo.
  •  CAPIM CIDREIRA Cymbopogom citratus Digestivo, anti-reumático, calmante, sudorífero, febrífugo. Contra dores musculares, afecções cardíacas e gases intestinais.
  •  ERVA DE SÃO JOAO Hypericum perforatum A Erva de São João tem sido usado por séculos para tratar desordens mentais e dor nos nervos. Erva de São João também tem sido usada como sedativo, no tratamento da malária, e como bálsamo para feridas, queimaduras e picadas de insetos. Hoje em dia a Erva de São João é usada por alguns para depressão, ansiedade e desordens do sono. Melhora a astenia (cansaço), ansiedade, insônia e melhora da libido (desejo sexual). Ansiolítica suave, também atua sobre a melatonina e como conseqüência melhora o sono do deprimido. Tem ainda efeito antiulcerogênico, antiviral, antibacteriana, cicatrizante.Mas seu uso mais comum é como antidepressivo leve.
  •  GARRA DO DIABO Harpagophytum procumbens Anti-reumático potente. Combate dores musculares, antiinflamatório, favorece um aumento da atividade do fígado, estimulando a desintoxicação.
  •  HORTELÃ PIMENTA Mentha piperita Afrodisíaca, antisséptica, expectorante, indicada para estafa, dores abdominais, alivia nevralgias, ajuda na respiração e auxilia no combate a gripes e tosses
  •  PITANGA (Eugenia uniflora L.) Suas folhas são usadas no tratamento de febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite, doenças cardiovasculares e reidratação nos casos de diarréia. Tem ação antioxidante, calmante, antiinflamatória e diurética.
ERVAS PARA ALIVIAR DORES DE CABEÇA E ENXAQUECAS
  •  VALERIANA Valeriana officinalis Poderoso calmante, antiespasmódico e com algumas virtudes vermífugas. Contra convulsão e dores de cabeça crônicas. A parte utilizada na medicina é a raiz. É, por excelência, o remédio das afecções nervosas.
  •  MARACUJA Passiflora alata Tranqüilizante do sistema nervoso. Usado nos casos de excitação nervosa e emocional. Favorece o sono sem causar depressão.
  •  MELISSA Melissa officinalis Usada para insônia, enxaquecas, tensão nervosa, neurastemia, ansiedade, antiespasmódica, sedativa, estimulante do chacra cardíaco. No aspecto místico, fortalece o amor.
  •  CAPIM CIDREIRA Cymbopogom citratus Digestivo, anti-reumático, calmante, sudorífero, febrífugo. Contra dores musculares, afecções cardíacas e gases intestinais.
  •  ALFAZEMA Lavandula officinalis Sedativo, tônico para o sistema nervoso, auxilia no combate a ansiedade, depressão, insônia, dor de cabeça, tensão muscular na região da nuca. Na medicina oriental, constata-se que a alfazema fortalece a parte In do indivíduo, auxiliando no amadurecimento do lado emotivo.
  •  POEJO Mentha pulegium Contra tosse, dores estomacais, cólicas intestinais, gases
  •  TILIA (Tília cordata) - indicada para esgotamentos físicos ou mentais, além de ser muito indicada para tratamento antidepressão. Também auxilia no tratamento de dores gástricas.
ERVAS PARA ALIVIO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS
  •  EUCALIPTO Eucaliptus citriodora Balsâmico, expectorante, antiasmático, combate distúrbios respiratórios como sinusite, bronquite, etc.
  •  ALECRIM Rosmarinus officinalis indicado para dores reumáticas, depressão, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva; problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios; cansaço físico e mental, celulite, colesterol, azia e insônia. Popularmente, é utilizado para afastar os maus sonhos e é símbolo da amizade e da alegria de viver. Desde a Roma antiga suas folhas estão associadas à imortalidade. Propicia a fertilidade, boa memória, vida longa e protege a região da garganta.
  •  ALFAZEMA Lavandula officinalis Sedativo, tônico para o sistema nervoso, auxilia no combate a ansiedade, depressão, insônia, dor de cabeça, tensão muscular na região da nuca. Na medicina oriental, constata-se que a alfazema fortalece a parte In do indivíduo, auxiliando no amadurecimento do lado emotivo.
  •  HORTELA PIMENTA Mentha piperita Afrodisíaca, antisséptica, expectorante, indicada para estafa, dores abdominais, alivia nevralgias, ajuda na respiração e auxilia no combate a gripes e tosses
  •  SALVIA Salvia officinalis Antiinflamatório, usado em gargarejos contra a inflamação de garganta e em inalações para casos de sinusite. Adstringente, antiespasmódico, tônico e estimulante da digestão. Contra inapetência, edema, infecções da boca, afta, tosse, bronquite. Diminui a lactação.
  •  OREGANO Origanum vulgaris) é considerado um tônico para o aparelho digestivo, pois seu forte e inconfundível aroma, o sabor amarguinho e picante resultam do seu óleo essencial, composto por cervacol, cimeno, linalol e tanino que garantem as propriedades digestivas. A erva também é usada em infusão para tratar problemas como tosse, bronquite e cólicas intestinais. A palavra orégano (de Origanum) tem origem grega e significa “alegria da montanha”. Para os gregos, a erva tinha o poder mágico de trazer felicidade.
ERVAS RELAXANTES – PARA INSÔNIA – ANTIDEPRESSIVO
  •  VALERIANA Valeriana officinalis Poderoso calmante, antiespasmódico e com algumas virtudes vermífugas. Contra convulsão e dores de cabeça crônicas. A parte utilizada na medicina é a raiz. É, por excelência, o remédio das afecções nervosas.
  •  ALFAZEMA Lavandula officinalis Sedativo, tônico para o sistema nervoso, auxilia no combate a ansiedade, depressão, insônia, dor de cabeça, tensão muscular na região da nuca. Na medicina oriental, constata-se que a alfazema fortalece a parte In do indivíduo, auxiliando no amadurecimento do lado emotivo.
  •   CAPIM CIDREIRA Cymbopogom citratus Digestivo, anti-reumático, calmante, sudorífero, febrífugo. Contra dores musculares, afecções cardíacas e gases intestinais.
  •  ERVA DE SÃO JOÃO Hypericum perforatum A Erva de São João tem sido usado por séculos para tratar desordens mentais e dor nos nervos. Erva de São João também tem sido usada como sedativo, no tratamento da malária, e como bálsamo para feridas, queimaduras e picadas de insetos. Hoje em dia a Erva de São João é usada por alguns para depressão, ansiedade e desordens do sono. Melhora a astenia (cansaço), ansiedade, insônia e melhora da libido (desejo sexual). Ansiolítica suave, também atua sobre a melatonina e como conseqüência melhora o sono do deprimido. Tem ainda efeito antiulcerogênico, antiviral, antibacteriana, cicatrizante.Mas seu uso mais comum é como antidepressivo leve.
  •  POEJO Mentha pulegium Contra tosse, dores estomacais, cólicas intestinais, gases
  •  OREGANO Origanum vulgaris) é considerado um tônico para o aparelho digestivo, pois seu forte e inconfundível aroma, o sabor amarguinho e picante resultam do seu óleo essencial, composto por cervacol, cimeno, linalol e tanino que garantem as propriedades digestivas. A erva também é usada em infusão para tratar problemas como tosse, bronquite e cólicas intestinais. A palavra orégano (de Origanum) tem origem grega e significa “alegria da montanha”. Para os gregos, a erva tinha o poder mágico de trazer felicidade.
  •  TILIA (Tília cordata) - indicada para esgotamentos físicos ou mentais, além de ser muito indicada para tratamento antidepressão. Também auxilia no tratamento de dores gástricas.
  •  ALECRIM Rosmarinus officinalis indicado para dores reumáticas, depressão, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva; problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios; cansaço físico e mental, celulite, colesterol, azia e insônia. Popularmente, é utilizado para afastar os maus sonhos e é símbolo da amizade e da alegria de viver. Desde a Roma antiga suas folhas estão associadas à imortalidade. Propicia a fertilidade, boa memória, vida longa e protege a região da garganta.
ERVAS ANTIESTRESS – REVITALIZANTE
  •  SALVIA Salvia officinalis Antiinflamatório, usado em gargarejos contra a inflamação de garganta e em inalações para casos de sinusite. Adstringente, antiespasmódico, tônico e estimulante da digestão. Contra inapetência, edema, infecções da boca, afta, tosse, bronquite. Diminui a lactação.
  •  HORTELA PIMENTA Mentha piperita Afrodisíaca, antisséptica, expectorante, indicada para estafa, dores abdominais, alivia nevralgias, ajuda na respiração e auxilia no combate a gripes e tosses
  •  ERVA DE SÃO JOÃO Hypericum perforatum A Erva de São João tem sido usado por séculos para tratar desordens mentais e dor nos nervos. Erva de São João também tem sido usada como sedativo, no tratamento da malária, e como bálsamo para feridas, queimaduras e picadas de insetos. Hoje em dia a Erva de São João é usada por alguns para depressão, ansiedade e desordens do sono. Melhora a astenia (cansaço), ansiedade, insônia e melhora da libido (desejo sexual). Ansiolítica suave, também atua sobre a melatonina e como conseqüência melhora o sono do deprimido. Tem ainda efeito antiulcerogênico, antiviral, antibacteriana, cicatrizante.Mas seu uso mais comum é como antidepressivo leve.
  •  JASMIM Jasminus officinalis Afrodisíaco, antidepressivo, estimulante do chacra sexual, usado para ansiedade, letargia, tristeza, falta de confiança, depressão e depressão pós-parto.
  •  CANELA Cinnamomum zeylanicum Depurativa, diurética, anti-séptica, resolutiva, tônica, afrodisíaca, anti-reumática, diurética e aromática.
  •  ERVA DOCE Pimpinella anisus Expectorante, digestiva, estimula o amadurecimento dò indivíduo e auxilia a remover as consequências das percepções não completamente assimiladas. Enxaquecas de origem digestiva, cólicas menstruais e infantis, problemas cardiovasculares, asma, náuseas e vômitos durante a gravidez e para aumentar a produção de leite materno, acidez estomacal, bronquite, cólica intestinal, gases, palpitação, tosse crônica, vômito, Diminui a densidade e aumenta a fluência do muco dos pulmões.
  •  MANJERICÃO Ocimum basilicum Excelente contra gases, tosses, inflamação das vias urinárias. Aromatizante e fortificante.
  •  MARAPUAMA Ptychopelatum olacoides Utilizada pelos índios como excitante do sistema nervoso central e por sua ação antidepressiva e afrodisíaca, a Marapuama (Ptychopelatum olacoides) é uma árvore típica da região Amazônica. Única planta que teve seus efeitos testados clinicamente em seres humanos, os resultados confirmaram sua atuação como estimulante da libido. “Um estudo realizado com 262 homens, com queixa de diminuição da libido, mostrou que 62% dos pacientes apresentaram uma melhora significativa depois do tratamento
  •  EUCALIPTO Eucaliptus citriodora Balsâmico, expectorante, antiasmático, combate distúrbios respiratórios como sinusite, bronquite, etc.
  •  ALFAZEMA Lavandula officinalis Sedativo, tônico para o sistema nervoso, auxilia no combate a ansiedade, depressão, insônia, dor de cabeça, tensão muscular na região da nuca. Na medicina oriental, constata-se que a alfazema fortalece a parte In do indivíduo, auxiliando no amadurecimento do lado emotivo.
  •  ALECRIM: Rosmarinus officinalis indicado para dores reumáticas, depressão, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva; problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios; cansaço físico e mental, celulite, colesterol, azia e insônia. Popularmente, é utilizado para afastar os maus sonhos e é símbolo da amizade e da alegria de viver. Desde a Roma antiga suas folhas estão associadas à imortalidade. Propicia a fertilidade, boa memória, vida longa e protege a região da garganta.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Receita de Frango Grelhado com Alecrim e Molho Shoyu

Ingredientes:•300 gr de peito de frango desossado  em filés
•1 dente(s) de alho
•quanto baste de mostarda em pó BRAZILIAN PHYTOS
•quanto baste de alecrim BRAZILIAN PHYTOS
•1 unidade(s) de cebola ralada(s)
•quanto baste de sal
•2 colher(es) (sopa) de azeite
•quanto baste de shoyu
Preparação:
Tempere o frango com sal a gosto, alho picado, 1 pitada de mostarda em pó, uma pitada de cebola e 1 pitada de alecrim. Pré-aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em uma panela (de preferência com ante-aderente, e doure o frango. A seguir, salpique mais uma pitada de alecrim, e o restante da cebola ralada, deixe a cebola gratinar e coloque no prato e regue com molho de shoyu soja a gosto. Serve como acompanhamento de arroz branco, decore com salsa picada.

Rendimento:
2 porções

Receita de Tomates Recheados com Ricota e Orégano


Ingredientes:
•2 unidade(s) de tomate
•40 gr de ricota amassada(s)
•quanto baste de sal
•2 colher(es) (chá) de orégano BRAZILIAN PHYTOS

Preparação:
Em um vasilha, amasse a ricota e adicione o sal e o orégano. Recheie os tomates com a ricota temperada. Sirva a seguir.

Rendimento:
2 porções

Receita de Frango com Queijo e Orégano

Ingredientes:
•1 1/2 kg de frango inteiro  em pedaços médios
•quanto baste de sal
•quanto baste de pimenta-do-reino branca moída(s) BRAZILIAN PHYTOS
•3 colher(es) (sopa) de manteiga
•1 unidade(s) de cebola ralada(s)
•2 copo(s) de vinho branco seco(s)
•3 colher(es) (sopa) de orégano fresco(s) BRAZILIAN PHYTOS
•2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
•1 lata(s) de creme de leite
•1 xícara(s) (chá) de queijo ralado

Preparação:
Tempere o frango com sal, pimenta e cebola. Derreta 1 colher (sopa) de manteiga e frite o frango, dourando-o bem. Acrescente o vinho, o orégano, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo baixo, até a carne ficar macia. Separe o frango (conserve-o em local aquecido) do molho. Reserve. Em outra panela, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga, acrescente a farinha mexendo com a colher de pau em fogo baixo e deixe engrossar levemente. Junte ao molho reservado (mais ou menos 1 xícara de chá). Junte o creme de leite e retire do fogo. Coloque o frango numa forma refratária e cubra com o molho, polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar, por 15 minutos. Sirva a seguir. Dica: substitua o frango por lombo de porco, acrescentando líquido até que fique macio, corte-o em fatias e arrume-as sobrepostas numa forma refratária e siga o restante da receita.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010




AQUARELA DO BRASIL (SAMBA)

HINO NACIONAL BRASILEIRO EM VARIOS RITMOS