quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ERVAS AROMÁTICAS

Temperos Básicos

Além do sal, cebola, cebolinha, alho e um pimentinha do reino moída, existem outros temperos básicos que complementam e te ajudem no dia a dia. Nós chamamos de temperos, as plantas ou substâncias (exemplos:sal, glutomato monosódico) que ajudam a realçar o sabor dos alimentos.
Os temperos se dividem em Ervas e Especiarias. Tempero de ervas são as folhas frescas ou secas das plantas. exemplo: salsa, cebolinha.
Já o tempero de especiarias são: fruto, sementes, flores, caule casca, e raízes das plantas. Marcantes pelo seu sabor e Aroma. Exemplo: Noz moscada, semente do coentro, raiz do coentro.
As ervas frescas devem ser acrescentadas na receita, somente ao final do cozimento, para não desaparecerem, ou seja, você não perceber o sabor. Compre o suficiente para usar no máximo, em 1 semana.
As ervas secas, "dizem", tem o sabor um pouco mais acentuado, devendo também ser salpicadas no final do prato.
Já as especiarias, prefira comprar inteiras e não moídas. As moídas perdem sabor e aroma, com até um mês. Algumas sementes bastam ser amassadas para liberarem o sabor e aroma. É o caso da pimenta do reino, endro, coentro, cominho, etc... Isso porque, inteiras, elas mantém o óleo essencial protegido por mais tempo. É o óleo que dar sabor aos alimentos.
Exitem muitas especiarias, algumas até desconhecidas, como a Flor da Noz-Moscada. Especiarias para receitas doces. Em breve, adicionaremos outros tipos de temperos e especiarias, poucos divulgados.
Listamos aqui alguns temperos básicos, sempre prontos para temperar um feijão, uma salada, um pernil de suíno, um frango, um bife, etc...
• Coentro
• Pimenta do Reino
• Nós Moscada
• Gengibre
• Pimenta Calabresa Desidratada
• Alecrim
• Óregano
• Louro
• Salsa
• Açafrão
• Funcho ou Erva-Doce em grãos
• Páprica
• Colorau
• Hortelã
• Manjericão

Coentro
As folhas da erva são um pouco ácida. Faz-se picada, geralmente frita ou refoga para retirar o sabor. É utilizada com peixes e frutos do mar, carnes cozidas e grelhadas, além de legumes e verduras.
Experimente: Cozinhe 2 batatas cortada em canoa, em uma frigideira frite 2 colheres -sopa de coentro picado em 2 colheres -sopa de margarina ou manteiga, adicione a batata.
As sementes ou grãos do Coentro não tem o sabor das folhas ou raiz. Tem um sabor diferenciado e marcante, combinando com peixes, frutos do mar e carne de aves.
Utiliza-se também a raiz do coentro, que tem o aroma e sabor parecido e mais forte que os das folha. Depois de lavada, retire a pele da raiz. Amasse e refogue junto a receita.

Pimenta do Reino
Você com certeza já comeu algum prato com pimenta do reino. Sabor levemente apimentado, geralmente usada com carnes vermelhas. Nas feiras costuma-se moer misturada com cominho, para temperar carne de aves, como frango caipira. Ou refogar legumes como abobrinha e chuchu.
Mas saiba, a pimenta do reino moída na hora, tem um sabor mais marcante. Lembra da mortadela com pimenta do reino em grão?
Caso não goste de moer ou amassar. Compre pouca quantidade, de preferência, as que são moídas no ato da compra, nas feiras, por exemplo.
Hoje, é fácil encontrar moedores de pimenta do reino nas lojas. Caso não tenha, amasse com o martelo de bater carne. Prefira colocar a pimenta por último no preparo dos pratos.

Nós-Moscada
Semente ou castanha de Nós-Moscada. Outra especiaria de sabor forte e marcante, levemente adocicado, para alguns. Porém, bem marcante mesmo, é utilizada ralada ou raspada em pequenas quantidades, pitadas. Passando disso, tomo conta da receita. Sendo um sabor muito forte. Por isso, se utiliza ralar a noz sempre na hora em cima do prato. Que vai desde de doces, como pudins, arroz-doce, coalhada... Até os salgados como molhos, suflês, temperar carnes suínas como pernil, lombo... etc.

Gengibre
Raiz de sabor um pouco azedo e picante. Assim é o gengibre, utilizado em pratos orientais. Acha-se dele seco ou fresco. Fresco, utiliza-se ralado ou amassado, temperando peixes e aves, ao invés de usar o alho. Um bom parceiro do gengibre é a raiz de Coentro. Seco, pode se temperar sopas e caldos.

Pimenta Calabresa desidratada
É uma pimenta vendida desidratada e picada. Tem um sabor menos picante, que as suas parentes, "passando rápido" pelo paladar. Lembrando um sabor de embutidos defumado. Ideal para pratos com caldos: Inhâme, cará, Vaca atolada, estrogonofe, sopas, molhos... Usado como tempero rápido em pizzas e outros lanches salgados.
Alecrim
Outro tempero que não pode faltar. Não dá pra explicar o sabor do alecrim. Mas você percebe quando faz um pernil de suíno, uma carne cozida, uma picanha grelhada ou uma batata assada, regada com azeite e polvilhada com folhas de alecrim. Acha-se fresco ou seco. Prefira o fresco, como tempero, de uma leve amassada nas folhas antes de utilizar.

Orégano
Originalmente, o Orégano começou a ser utilizado como tempero na Itália. Junto com as massas, pizzas, molhos, caldos a base de leite, regado com azeite... se espalhou pelo mundo.

Louro
Simbolo da vitória nos jogos da Grécia. As folhas de louro, especiaria de aroma forte, não serve só para dar sabor e aroma ao feijão. Mas também ajuda na digestão e eliminação de uma toxina presente no feijão. Depois de cozida no feijão, deve ser jogada fora. Serve também para temperar carnes vermelhas cozidas, como costela, chambari, acém. Carnes suínas também, sempre no cozimento. Geralmente se encontra pra comprar a folha seca, mas também pode se utilizar a fresca.
Salsa
Salsinha, muito parecida com o Coentro. Só que com folhas mais finas, sabor mais suave, levemente doce. Usado picadinho, junto com a cebolhinha, o cheiro-verde. Acrescentado sempre no final do cozimento, já na hora de servir. Acompanhando cozidos de carnes, legumes, verduras e também em saladas.
A salsa desidratada, deve ser acrescentada em cozidos, molhos, caldos. Tem um sabor um mais acentuado do que a fresca.
Especiaria milenar, uma raiz de forte, que dá cor e sabor aos alimentos. Geralmente se compra o pó de açafrão nos supermecado, mas na verdade o açafrão é uma raiz, como o gengibre. Com o sabor mais acentuado do que o açafrão em pó. Quando raiz, o açafrão é ralado, depois acrescentado a pratos como Paella espanhola, Frango Caipira, Galinhada, Peixada e muitos pratos regionais brasileiros. Para acentuar a cor, pode ser utilizado junto com o Colorau, que não atrapalha o sabor do açafrão.
Em alguns países o açafrão também é utilizado em pratos doces, como bolos e pudins.
Funcho ou Erva doce em grãos
Aroma e Sabor adocicado, lembrando o capim erva-doce. Funcho faz chá, tempera saladas, maionese. Adicionada na receita de Broa de milho, pãezinhos e até pizzas. Òtimo para dar um sabor agridoce a qualquer receita. Dê um amassada antes de utilizar

Páprica
Páprica é uma pimenta, achada nas versões doce e picante. Cor vermelha, com pontos brancos. Observe ao comprar a páprica se parece com o Colorau. Muito boa para temperar recheios de lagarto, frango, lombo, peixes. Vai bem com também com caldos e molhos.

Colorau
Ou Extrato de Urucum. Você já viu aquela cor amarelada da margarina? Pois é colorau. Utilizado em uma infinidade de produtos alimentícios industrializados. Colorau tem a cor Laranjado ao Vermelho. Mais claro, que a páprica. Não tem um sabor ou aroma característico, mais é ótima para dar mais cor a molhos, caldos, recheios. Quando quiser uma cor laranja-avermelhada, sem usar extrato de tomate. Use o Colorau.

Hortelã
Cheiro agradável e refrescante, sabor levemente picante. O chá é muito utilizado no Oriente-médio. Usa-se as folhas frescas, em saladas, maioneses, molhos, doces, pudins, cremes, refrescos, enfim, um uso diverso para a Hortelá. Pode se picar e pulverizar em pratos quentes, mas já na hora de servir. Não pode faltar no Quibe, seja assado ou frito. Acompanha muitos pratos árabes.

Manjericão
Outra erva com tradição italiana. O Manjericão sabor que fica no paladar por um bom tempo. Para se aproveitar o máximo o sabor do manjericão deve se utilizar o mais fresco possível, em molhos, caldos, sopas. Pode se utilizar em assados rápidos, como pizzas. O ideal é picar e acrescentar ao final do cozimento. Se cozinhar ou assar demais pode ficar com sabor amargo.
A versão desidradata do manjericão, tem um sabor levemente amargo. Deve ser utilizada em pratos com molhos, caldos e sopas.

ERVAS AROMÁTICAS

Um dos segredos da boa mesa é realçar o sabor dos alimentos numa profusão de perfumes que acariciam as narinas antes de serem contemplados pelo paladar.
Essa nuvem invisível capaz de cerrar os cílios dos mais atentos em busca da riqueza de sabores e odores que as ervas aromáticas e especiarias emprestam ao alimento dando-lhes um toque especial e mágico com suas combinações, são as grandes responsáveis pela sensação do prazer degustativo.
Apesar de não possuírem valor alimentar propriamente dito, o manjericão, tomilho, estragão, alecrim entre outros vegetais dos quais utilizamos as folhas, sementes e flores, de preferência frescas (com exceção das especiarias e do orégano que somente ganham aroma depois de secos), prestam-se também para decorar os pratos e conferir-lhe uma aparência visual que serve como um gatilho para todos os outros sentidos, despertando um prazer que em alguns casos, pelos efeitos terapêuticos, ultrapassa o reduto dos talheres.
Contudo, saber dosear o seu uso na cozinha é parte do segredo já que algumas ervas e especiarias de sabor e odor intenso podem alterar as qualidades do alimento.

http://www.receitasemenus.net/content/category/23/273/361/

AZEITE AROMÁTICO

Azeite Temperado
 
Ingredientes:

 1 colher de sopa de folhas de orégãos secos
12 malaguetas vermelhas, secas
1 colher de chá de sementes de erva-doce
4 pés de tomilho fresco
4 pés de alecrim fresco
4 folhas de louro fresco
1 chávena de chá de azeite

Preparação:
Num frasco esterilizado, disponha camadas de orégãos, malaguetas e sementes de erva-doce. Junte os pés das ervas e as folhas de louro. Prove e, se desejar, acrescente mais malaguetas.

Obs: Com este azeite regue pizzas, verduras frescas ou grelhadas, carnes ou aves grelhadas.

CEBOLA PARA DOR DE GARGANTA

Se sentir a garganta irritada, experimente fabricar o seu próprio xarope em casa. Para tal, basta apenas cortar uma cebola média às rodelas, dispor num recipiente e cobrir com água e algumas gotas de sumo de limão. Deixe repousar algumas horas, coe e, depois, beba o caldo.


TEMPERANDO COM ALECRIM

O alecrim Brazilian Phytos também serve para temperar carnes em geral, mas fica ótimo em carne de porco. Misture numa tigela um pouco de alecrim fresco, pimenta-do-reino branca moída, meia colher de sal grosso e azeite. Misture com a carne e deixe no frigorífico por uma hora.

CONDIMENTOS

Os condimentos são substâncias usadas na alimentação, não pelo seu valor nutritivo, mas porque tornam mais saborosos os alimentos
E muitos acham mais apetitosos ao paladar, e porque exercem uma ação excitante sobre o aparelho digestivo, favorecendo a digestão.
Os condimentos são substâncias em geral vegetais.
Podemos distinguir entre eles as especiarias:
(pimenta-do-reino, noz-moscada, cravo, canela, açafrão, baunilha)
e as ervas aromáticas:
(rosmaninho, salsa, manjericão, timo, hortelã-pimenta, sálvia, manjerona, etc).
Os condimentos contem, em geral, óleos essências ou princípios aromáticos; usados em excesso, irritam o tubo digestivo e podem causar distúrbios.

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/1940770-os-condimentos-ou-temperos/



AQUARELA DO BRASIL (SAMBA)

HINO NACIONAL BRASILEIRO EM VARIOS RITMOS