sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O PERIGO DAS SACOLAS PLÁSTICAS

Esta matéria que estou repassando foi postada no IUBLOG, o Blog do Instituto Universal Brasileiro.

Dica verde: Os perigos das sacolas plásticas

A famosa sacola plástica do varejo surgiu em 1862, trazendo inúmeros benefícios para o comércio, incluindo o preço baixo e a acessibilidade a todos. Mas sabe como é, ganha-se aqui, perde ali. Muito tempo depois, elas se tornaram um grande problema para o meio ambiente. O descartável aqui é a prova concreta de que o barato sai caro.



40 kg de sacolas plásticas são jogados fora anualmente por cada família brasileira. A reciclagem dessas sacolas nem é cogitada, principalmente pelo preço. O plástico demora 400 anos para se decompor, ou seja, quase meio século nos aterros.



Nem os animais estão a salvo destas sacolas. Tartarugas marinhas as confundem com comida e morrem asfixiadas. Na Índia, 100 vacas morrem por dia por ingerirem sacolas juntas a restos de alimentos. Com as enchentes, esses sacos entopem os bueiros e, além de poluir, empurram os peixes para fora dos rios. As sacolas plásticas com água parada também é um convite à proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue.



Pelo bem do meio ambiente, as sacolas plásticas devem ter seu uso diminuído. Uma estratégia sofisticada e ecologicamente correta é a venda de sacolas biodegradáveis de resina (derivada do milho) ou de pano – personalizadas – também conhecidas como ecobags (eco de ecológica e bag que em inglês significa sacola). Essas sacolas têm suportam até 10 kg de alimento. Pense na quantidade de sacolas plásticas economizadas em uma única compra. Alguns supermercados cobram R$ 0,13 por sacola e alguns países como Irlanda e China já erradicaram o uso das sacolas convencionais. A estética se mostra influente, contribuindo para qualidade de vida do meio ambiente.



Faça sua parte também e use ecobags. Conheça alguns lugares onde vendem:



- Pão de Açúcar: a rede lançou no começo de agosto uma linha de sacolas retornáveis personalizadas em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. São feitas de material 100% pet que suportam até 20 kg. No site Pão de Açúcar Delivery tem diversos modelos para você escolher:



Acesse o site e busque por: “sacola ecológica”:

http://www.paodeacucar.com.br/

- Camisetaria: o site disponibiliza alguns modelos bem bonitos de ecobags. Vale a pena conferir:
 http://www.camiseteria.com/

Veja também postos de venda na sua cidade e colabore para o fim das sacolas plásticas ou pelo menos uma redução no uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo e obrigado por comentar esta postagem! Sua opinião é muito importante para nós!




AQUARELA DO BRASIL (SAMBA)

HINO NACIONAL BRASILEIRO EM VARIOS RITMOS