sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O que você faz com o óleo sujo?

Dica Verde: O que você faz com o óleo sujo?

http://blog.institutouniversal.com.br/index.php/2010/08/dica-verde-o-que-voce-faz-com-o-oleo-sujo/

Você planeja aquela noite de hamburgers, fritas e refrigerantes com os amigos. Depois, sobra aquela louça pra lavar: frigideiras sujas de óleo. O que você faz com seu óleo? O que fazer ele? Nesta mesma situação, muitas pessoas jogam na pia sem pestanejar, mas o que eles mal sabem é que esse óleo vegetal é extremamente (vulgo alarmante) prejudicial ao meio ambiente. E, se alguns cuidados e procedimentos não forem tomados, sofreremos sérias consequências futuramente.Você planeja aquela noite de hamburgers, fritas e refrigerantes com os amigos. Depois, sobra a louça pra lavar: frigideiras sujas de óleo. O que você faz com seu óleo? Nesta mesma situação, muitas pessoas jogam na pia sem pestanejar, mas o que eles mal sabem é que esse óleo vegetal é extremamente prejudicial ao meio ambiente. E, se alguns cuidados e procedimentos não forem tomados, sofreremos sérias consequências futuramente.

Quando você joga o óleo na pia, ele gruda nos encanamentos ocasionando entupimentos, além de ser um grande atrativo para ratos, baratas e escorpiões. Isso sem falar da poluição da água boa para o consumo, se o óleo for jogado direto nos rios, ele prejudica a oxigenação da água, tornando-a imprópria para o uso. 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água potável – o que equivale a 50.000 galões de 20 litros. Caso for jogado no solo, impermeabiliza-o, favorecendo as enchentes e agravando o efeito estufa.

O óleo sujo pode ser reutilizado para a produção de detergente, sabão em pedra, ração para animais e biodiesel. O processo de reciclagem do óleo começa pela filtragem, retirando toda partícula deixada pela fritura. Depois toda a água misturada a esse óleo é retirada e, dependendo do grau de sujeira do óleo, ele poderá ser submetido a uma purificação química que retira os demais resíduos. Depois, o álcool é acrescentado ao óleo e uma substância catalisadora. Para transformar o óleo em biocombustível, ele precisa ser colocado no reator e ser agitado a temperaturas específicas para que possa ser usado em motores para a queima.

Se você não sabe o que fazer com o seu óleo, você deve procurar o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) mais próximo de sua região para fazer o descarte corretamente. Deixe o óleo esfriar e coloque-o numa garrafa pet. Não precisa coar. Essas ações sustentáveis ajudam pequenas cidades, estimulando o uso e desuso conscientes do óleo. O sabão ecológico preserva a natureza e gera empregos.

Confira as dicas de como fazer sabão com o óleo de cozinha usado e consulte pontos de entrega para descartar seu óleo, visite: 
 http://www.triangulo.org.br/site/descarteOleo.htm
Com essas atitudes, você beneficia não só a você, mas o planeta inteiro e contribui para a renovação de energia.

O PERIGO DAS SACOLAS PLÁSTICAS

Esta matéria que estou repassando foi postada no IUBLOG, o Blog do Instituto Universal Brasileiro.

Dica verde: Os perigos das sacolas plásticas

A famosa sacola plástica do varejo surgiu em 1862, trazendo inúmeros benefícios para o comércio, incluindo o preço baixo e a acessibilidade a todos. Mas sabe como é, ganha-se aqui, perde ali. Muito tempo depois, elas se tornaram um grande problema para o meio ambiente. O descartável aqui é a prova concreta de que o barato sai caro.



40 kg de sacolas plásticas são jogados fora anualmente por cada família brasileira. A reciclagem dessas sacolas nem é cogitada, principalmente pelo preço. O plástico demora 400 anos para se decompor, ou seja, quase meio século nos aterros.



Nem os animais estão a salvo destas sacolas. Tartarugas marinhas as confundem com comida e morrem asfixiadas. Na Índia, 100 vacas morrem por dia por ingerirem sacolas juntas a restos de alimentos. Com as enchentes, esses sacos entopem os bueiros e, além de poluir, empurram os peixes para fora dos rios. As sacolas plásticas com água parada também é um convite à proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue.



Pelo bem do meio ambiente, as sacolas plásticas devem ter seu uso diminuído. Uma estratégia sofisticada e ecologicamente correta é a venda de sacolas biodegradáveis de resina (derivada do milho) ou de pano – personalizadas – também conhecidas como ecobags (eco de ecológica e bag que em inglês significa sacola). Essas sacolas têm suportam até 10 kg de alimento. Pense na quantidade de sacolas plásticas economizadas em uma única compra. Alguns supermercados cobram R$ 0,13 por sacola e alguns países como Irlanda e China já erradicaram o uso das sacolas convencionais. A estética se mostra influente, contribuindo para qualidade de vida do meio ambiente.



Faça sua parte também e use ecobags. Conheça alguns lugares onde vendem:



- Pão de Açúcar: a rede lançou no começo de agosto uma linha de sacolas retornáveis personalizadas em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. São feitas de material 100% pet que suportam até 20 kg. No site Pão de Açúcar Delivery tem diversos modelos para você escolher:



Acesse o site e busque por: “sacola ecológica”:

http://www.paodeacucar.com.br/

- Camisetaria: o site disponibiliza alguns modelos bem bonitos de ecobags. Vale a pena conferir:
 http://www.camiseteria.com/

Veja também postos de venda na sua cidade e colabore para o fim das sacolas plásticas ou pelo menos uma redução no uso.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Arrasa Mulher: Luas de Setembro

 "Setembro – 2010 Período voltado à realização de todas as atividades práticas e calculistas. As energias estarão voltadas para a organização ..."

terça-feira, 7 de setembro de 2010

PROCESSOS PARA UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS


 

Evite, na preparação de chás, utensílios de alumínio ou cobre. Use de aço inoxidável, esmaltados, cerâmica ou vidro refratário. As raízes, talos, cascas e sementes levam mais tempo para cozinhar. As flores e folhas, partes mais tenras, levam menos tempo e são preparadas em separado devido também às propriedades que podem ser diferentes.

 INFUSÃO: Verter água fervente sobre a erva picada numa vasilha, tapar e deixar esfriar por uns 10 minutos. Usa-se para partes mais delicadas da planta: folhas e flores.


DECOCÇÃO: Pôr as ervas numa vasilha com água e levar ao fogo. Ferver durante 10 a 20 minutos. Usa-se para raízes, rizoma, madeira, caule, casca ou sementes. São partes mais duras que devem ser picadas e aconselha-se deixar durante a noite na água antes da decoccção (macerar).

MACERAÇÃO: Colocar as ervas em molho durante 8 a 24 horas em líquidos na temperatura ambiente: água (tisana ou garrafada), vinho, cachaça ou graspa ou mistura de água e alcool de cereais. As partes mais duras ficam mais tempo no  líquido. Neste processo os minerais e vitaminas são mais aproveitados. Não são expelidos pelo vapor como os processos anteriores.

TINTURA: usa-se de 25% a 80% de ervas e completa-se com alcool de cereais com maior ou menor graduação. Usa-se mais ou menos alcool conforme a planta. Algumas liberam com mais facilidade que outras os princípios ativos.

ESSENCIA: extrato, hidrolatos: é o processo de extração dos princípios ativos com utilização de destilador (alambique). Técnica não muito utilizada no uso caseiro.  Exige cuidados especiais também na conservação do produto final.

 Existem outras formas de utilização de ervas em: compressas, cataplasma, suco da erva fresca, pomadas e unguentos.

II - AS PLANTAS CURAM


Constata-se no mundo uma constante busca de valores existenciais. A saturação pelos confortos técnicos, cujos efeitos são muitas vezes mutiladores do homem no aspecto físico, psíquico e moral, ao mesmo tempo em que geram uma frustração existencial, impelem o homem a se reencontrar.
O ponto de partida é o reencontro com a natureza e suas leis. Neste contexto cria-se um momento favorável para a medicina natural e fitoterápica.
Temos a maior diversidade de flora do mundo.
Lembra nosso Hino Nacional que o Brasil está "deitado eternamente em berço esplêndido". Possuímos 30% das florestas tropicais do mundo. Calcula-se em 80 mil espécies vegetais só na Amazônia. Nem 4% foi estudado pelos cientistas.
Canalizar recursos públicos para este fim seria um grande investimento. Beneficiaríamos nossa população carente com menores custos, pois a fitoterapia, a homeopatia, custariam menos de um terço da alopática. Pouparíamos nossas divisas, royalties e talvez até os recebêssemos de outros países pelo uso de nossas descobertas.
Temos o maior estoque de matéria prima do planeta.

É hora do "gigante pela própria natureza"  acordar, se espreguiçar e  levantar do "berço esplêndido".

Fonte: Ervas & Plantas - A medicina dos Simples (2003)
          Pe. Ivacir João Franco/Prof Vilson Luiz Fontana

I - AS PLANTAS CURAM


Muitas plantas brasileiras irão desaparecer sem terem sido estudadas, devido à extração indiscriminada e à devastação. Também o uso de herbicidas e secantes na cultura agrícola está eliminando indistintamente a vegetação.
Urge rever o conceito de considerar as plantas "daninhas" apenas por serem invasoras e concorrerem com interesses econômicos nas lavouras.
É preciso conhecer para amar, é preciso amar para proteger.
O homem desempenhou até hoje um papel mais de "naturiclasta" ou "matricida" do que parceiro e protetor da "mãe fértil da vida".
Se por um lado o Brasil possui dezenas de milhares de espécies em sua biodiversidade, por outro não houve a correspondente aplicação de recursos públicos na pesquisa para explorar com critério esta riqueza.
O aumento no uso dos fitoterapicos cresce anualmente três vezes mais que dos produtos sintéticos.  Torna-se, pois, imprescindível uma conscientização geral, coordenação de medidas e legislação específica para o uso sutentável da biodiversidade.

Fonte: ERVAS & PLANTAS, a medicina dos simples (2003)
          Pe Ivacir João Franco/ Prof. Vilson Luiz Fontana

PARA REFLETIR...

Recados para Orkut

Horas de trabalho resultam em lindos gif de Frases de Famosos!

domingo, 5 de setembro de 2010

BANHOS QUENTES: CUIDADO!


Banho quente danifica a pele
Nos dias mais frios dá vontade de ficar bastante tempo sob a água  deliciosamente quente do chuveiro. O problema é que esses banhos divinos ressecam a pele, que já sofre com o vento e a temperatura baixa. Estando ressecada, a pele repuxa e fica com aspecto rachado ,o que se torna um convite ao envelhecimento precoce. A nossa "DICA"  é  que você opte pelos sabonetes hidratantes BRAZILIAN PHYTOS e reserve a bucha para as partes do corpo nas quais a pele é mais resistente, como os pés e os cotovelos. Após o banho, use o hidratante BRAZILIAN PHYTOS, espalhando-o pelo corpo para que você possa sentir sua pele naturalmente saudável e revigorada!

Lenda do rito de passagem da juventude dos indios Cherokees


O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.
O filho se senta sozinho no topo de uma montanha a noite toda e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte. Ele não pode gritar por socorro para ninguém. Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem. Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido. O menino está naturalmente amedrontado. Ele pode ouvir toda espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele. Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e sede. O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda. Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem. Finalmente... Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida. Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele. Ele estava a noite inteira protegendo seu filho do perigo.

Nós também nunca estamos sozinhos! Mesmo quando não percebemos Deus está olhando para nós, 'sentado ao nosso lado'. Quando os problemas vêm, tudo que temos a fazer é confiar que ELE está nos protegendo. Se você gostou desta história, reflita. E evite tirar a sua venda antes do amanhecer...
Moral da história:
Apenas porque você não vê Deus, não significa que Ele não esteja conosco. Nós precisamos caminhar pela nossa fé, não com a nossa visão material.

Fonte: http://www.nenossolar.com.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=59%3Aa-licao-nossa-de-cada-dia&id=577%3Avocenconhece-anlendando-rito-de-passagemnda-juventude-dos-indios-cherokees&Itemid=49




AQUARELA DO BRASIL (SAMBA)

HINO NACIONAL BRASILEIRO EM VARIOS RITMOS