sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O que você faz com o óleo sujo?

Dica Verde: O que você faz com o óleo sujo?

http://blog.institutouniversal.com.br/index.php/2010/08/dica-verde-o-que-voce-faz-com-o-oleo-sujo/

Você planeja aquela noite de hamburgers, fritas e refrigerantes com os amigos. Depois, sobra aquela louça pra lavar: frigideiras sujas de óleo. O que você faz com seu óleo? O que fazer ele? Nesta mesma situação, muitas pessoas jogam na pia sem pestanejar, mas o que eles mal sabem é que esse óleo vegetal é extremamente (vulgo alarmante) prejudicial ao meio ambiente. E, se alguns cuidados e procedimentos não forem tomados, sofreremos sérias consequências futuramente.Você planeja aquela noite de hamburgers, fritas e refrigerantes com os amigos. Depois, sobra a louça pra lavar: frigideiras sujas de óleo. O que você faz com seu óleo? Nesta mesma situação, muitas pessoas jogam na pia sem pestanejar, mas o que eles mal sabem é que esse óleo vegetal é extremamente prejudicial ao meio ambiente. E, se alguns cuidados e procedimentos não forem tomados, sofreremos sérias consequências futuramente.

Quando você joga o óleo na pia, ele gruda nos encanamentos ocasionando entupimentos, além de ser um grande atrativo para ratos, baratas e escorpiões. Isso sem falar da poluição da água boa para o consumo, se o óleo for jogado direto nos rios, ele prejudica a oxigenação da água, tornando-a imprópria para o uso. 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água potável – o que equivale a 50.000 galões de 20 litros. Caso for jogado no solo, impermeabiliza-o, favorecendo as enchentes e agravando o efeito estufa.

O óleo sujo pode ser reutilizado para a produção de detergente, sabão em pedra, ração para animais e biodiesel. O processo de reciclagem do óleo começa pela filtragem, retirando toda partícula deixada pela fritura. Depois toda a água misturada a esse óleo é retirada e, dependendo do grau de sujeira do óleo, ele poderá ser submetido a uma purificação química que retira os demais resíduos. Depois, o álcool é acrescentado ao óleo e uma substância catalisadora. Para transformar o óleo em biocombustível, ele precisa ser colocado no reator e ser agitado a temperaturas específicas para que possa ser usado em motores para a queima.

Se você não sabe o que fazer com o seu óleo, você deve procurar o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) mais próximo de sua região para fazer o descarte corretamente. Deixe o óleo esfriar e coloque-o numa garrafa pet. Não precisa coar. Essas ações sustentáveis ajudam pequenas cidades, estimulando o uso e desuso conscientes do óleo. O sabão ecológico preserva a natureza e gera empregos.

Confira as dicas de como fazer sabão com o óleo de cozinha usado e consulte pontos de entrega para descartar seu óleo, visite: 
 http://www.triangulo.org.br/site/descarteOleo.htm
Com essas atitudes, você beneficia não só a você, mas o planeta inteiro e contribui para a renovação de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo e obrigado por comentar esta postagem! Sua opinião é muito importante para nós!




AQUARELA DO BRASIL (SAMBA)

HINO NACIONAL BRASILEIRO EM VARIOS RITMOS